quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Lombo na Salmoura

Ingredientes

 4dentes de alho amassados
 ¼ xícara (chá) de pimentas dedo de moça sem sementes picadas
 20 grãos de pimenta do reino
 ¼ xícara (chá) de tomilho
 1 colher (sopa) de alecrim
 1 colher (sopa) de sálvia
 1 colher (sobremesa) de sal grosso
 4 litros de água
 1 colher (sopa) cheia de glutamato monossódico
 ¾ xícara (chá) de sal grosso
 ½ xícara (chá) de açúcar
 1 ½ kg de copa lombo de porco limpo

Modo de preparo


1°- Num pilão coloque 4 dentes de alho amassados, ¼ xícara (chá) de pimentas dedo de moça sem sementes picadas, 20 grãos de pimenta do reino, ¼ xícara (chá) de tomilho, 1 colher (sopa) de alecrim, 1 colher (sopa) de sálvia, 1 colher (sobremesa) de sal grosso e macere bem.
2° - Despeje numa tigela 4 litros de água, adicione os temperos macerados, 1 colher (sopa) cheia de glutamato monossódico, ¾ xícara (chá) de sal grosso, ½ xícara (chá) de açúcar, 1 ½ kg de copa lombo de porco limpo e deixe de molho por 1 semana na geladeira coberto com filme plástico.
3° - Retire a carne da salmoura, coe o líquido por uma peneira, reservando os temperos. Seque a carne com papel toalha, esfregue os temperos nela e prepare da maneira de sua preferência (grelhado, assado ou cozido).
OBS.: A salmoura é uma das maneiras de conservar alimentos entre as mais antigas e as mais universais. O sal, o açúcar e as especiarias curam aves, peixes e carnes, além de lhes conferir um sabor e uma maciez únicos. Após a passagem pela salmoura (aproximadamente 7 dias) pode ser cozido em algum caldo, assado no forno ou grelhado. É uma receita altamente recomendável, não só para carne de porco como também para aves grandes inteiras (peru, galo, etc.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário